Enfim acabei de ler o livro Crime e castigo do Dostoievski! Muito, muito bom. Agora quero outro livro dele de presente! Quem se habilita?
Gostei bastante da narrativa que relata a vida do jovem Raskolhnikov, ex-estudante de Direito e que vivia há algum tempo numa situação de demasiada miséria, morando em um cubículo e longe da família. Ele cria uma tese afirmando que alguns seres tem o direito de cometer um crime. Resolve colocar sua tese em prática, mas algo dá errado e ele se vê acometido de uma grande frustração que resultará em grande parte do seu castigo.
Ele não sofria por ter tirado a vida de alguém, considerava-se pertencente a classe dos homens que tinha esse direito.
É incrível como Dosto relata toda a situação em que ele vivia e em como isso favoreceu para a criação da sua tese e a execução dela e em como ele sofreu não por se sentir culpado, errado... Mas por não ter dado certo e algumas vezes por ferir as outras pessoas que tinham grandes expectativas nele.
Confesso que já me senti uma Raskolhnikov algumas vezes... =*(
Agora vou ler Leviatã de Thomas Hobbes, depois de anos e anos com esse livro em mãos. Estarei colocando aqui algumas citações que me chamar atenção.
Té breve!
Comentários
Postar um comentário