Pular para o conteúdo principal

Conselhos Antidepressivos

Ao longo da vida passamos por diversos momentos que nos fazem crescer, principalmente quando acontece aqueles perrengues. Os desafios e problemas do cotidiano nos distanciam de nós mesmos e o avanço tecnológico impulsiona nossa "correria" ocasionando um impacto negativo no cotidiano.

Pois bem, cada pessoa tem seu jeito particular para lidar com as situações, algumas superam com uma certa maestria, mesmo que por dentro estejam arrasadas, não deixam a peteca cair. Outras, aquelas mais sensíveis - e dependendo do problema, até as mais fortes - ficam bastante fragilizadas e tendem a ficar com quadro de depressão onde os sintomas vão do sentimento de estar acabada, triste, prostrada até o desejo de se suicidar. 

Vou listar seis dicas para buscar o equilíbrio e passar longe dessa energia ruim:

1. Comer um doce
Estudos revelam que a feniletilamina presente no chocolate age como um estimulante e antidepressivo similar a anfetaminas devido a sua ação e composição. É sabido que níveis de feniletilamina e seus metabólicos são geralmente baixos em pessoas com depressão, o que mostra a procura por chocolate como uma forma de se automedicar. Gente, muito cuidado com os doces, nada de exageros.

2. Tomar um banho relaxante
 O banho limpa e serve para relaxar. Tome um banho de mar a cada 15 dias.  Ir a piscina uma vez por semana pode ajudar, pois a água e um fator anti-stress e possui um efeito relaxante.

3. Ocupar a mente
O  ato de escrever nossos pensamentos e sentimentos pode servir como uma libertação profunda. Faça coisas que  goste e lhe davam prazer ou se tiver condições viaje, conheça um museu, montanhas, outras cultura. Sugestões:
  • Entre em contato com a natureza;
  • Leia um bom livro;
  • Assista programas ou filmes de comédia;
  • Ouça música;
  • Compre um caderninho e escreva;

4. Fazer exercícios
O exercícios físicos regulares, segundo estudos, podem ser tão eficaz como a medicação antidepressiva, pois libera um conjunto de químicos na corrente sanguínea, aumentando a sensação de bem-estar, reduzindo ainda a sensação de  stress e aliviando a tensão muscular. Para obter o  benefício deve pelo menos dedicar-se a  30 minutos de exercício por dia, mas pode começar com caminhadas curtas de 10 minutos.

5. Conversar com os amigos
É comum sentir-se solitário nesses momentos. Compartilhe o que você está passando com as pessoas que você ama e confia. Se preciso for, peça ajuda.

6. O sol nascerá novamente
Tenha metas, já que ao se dedicar a algo que lhe faça bem sua vida poderá ter mais sentido, tente ler sobre espiritualidade, isso pode ajudar a ver o mundo de outra maneira. Ser feliz é um estado de espírito, e isso exige esforço para conquistar. Relaxe e não tenha pressa que com o tempo irá encontrar seu ponto de equilíbrio.
Se a coisa piorar, procure a ajuda de um profissional. Isso é de fundamental importância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O elogio ao ócio - Resenha

Esse #tbt é para lembrar desse livro esquecido na prateleira, mas que levanta uma discussão sobre um tema que merece ser debatido e refletido, sobretudo atualmente. . Embora a rapidez e a multiplicidade de tarefas seja o assunto em voga, é importante questionar se estamos vivendo da maneira como gostaríamos de viver ou se é apenas porque a sociedade impõe um modelo a ser seguido. O elogio ao ócio de Bertrand Russell é um compilado de 15 artigos. Ele aborda o ócio como elemento fundamental no dia a dia. O ócio e o conhecimento contemplativo, para Russell, é ideal para que a sociedade tenha uma vida saudável, com redução da carga horária de trabalho para 4h diárias a fim de que pudéssemos nos dedicar mais à cultura e lazer. Entretanto para muitos, o conhecimento "inútil" é irrelevante, pois são prisioneiros do "culto da eficiência", ou seja, valorizam o conhecimento pelos benefícios econômicos e pelo aumento do poder que podem exercer sobre outras pessoas...

Amigos... Amigos?

Sabem, a melhor parte de quando nos decepcionamos com as pessoas é que, fora a dor, sabemos quem realmente a pessoa é e com quem estávamos nos relacionando. Às vezes acho que a culpa é minha por acreditar demais nas amizades, ser franca e me entregar acreditando que a recíproca é verdadeira, mas não é (na maioria das vezes), ao menos comigo não. Sou muito boba e isso me irrita. Pedem um ombro amigo e eis que eu ofereço dois! Vivo a amizade no sentido mais literal da palavra possível. E em troca recebo a mentira, a falsidade. Parece que certas pessoas não crescem nunca. Se acovardam e não suporto esse perfil de "gente". Difícil de entender. Cadê os valores morais? :S Justamente enquanto escrevia o post, vi no facebook esta imagem publicada: E sabe o que é incrível? É que as pessoas que estão ao nosso lado no dia-a-dia, geralmente estão contra nós.

O incêndio de cada um

Fico encantada quando vejo pessoas que trabalham com o que amam. Às vezes ficava observando os professores que já tive e era perceptível quando estavam fazendo o que gostam de fazer de verdade. O empenho em esclarecer os assunto, o domínio do conteúdo, a dedicação em ensinar, a humildade em reconhecer o que não sabe, mas buscar aprender; a paciência e até as frustrações por se doar demais e não ver o retorno tão merecido. Uma vez li um texto do Affonso Romano de San'Anna chamado " O incêndio de cada um ", e lembrei desses e de outros profissionais, e retrata o momento em que você se descobre e um desses momentos ( eu acho ), é aquele que você percebe o que realmente nasceu para fazer. É lindo ... seguee: " Há um momento de sedução típico de cada um. Quando o indivíduo está assentado no que lhe é mais próprio e natural . E isto encanta.   Claro, esses são exemplos até esperados. Mas há outros modos de o corpo de uma pessoa embandeirar-se como se t...