Atrasei um pouco a postagem no blog sobre esse dia tão importante, mas vamos e venhamos, o dia da mulher é todo dia, né? Enfim, o dia 8 de março foi escolhido para comemorar o Dia Internacional da mulher por um motivo muito especial.
Fomos muito oprimidas durante séculos, mas por volta da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, ocorreu a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. Entretanto as condições de trabalho eram perigosas e por conseguinte, causaram diversos protestos por parte dos trabalhadores.
No dia 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist ceifou a vida de 146 trabalhadores, em sua maioria costureiras. As mortes foram atribuídas devido as más condições de segurança do edifício. Esse episódio é considerado por muitos o estopim para a criação do Dia Internacional da Mulher em homenagem à luta feminina.
Como vimos, batalhamos muito para conquistar nosso espaço em uma sociedade conservadora, onde a figura da mulher consistia apenas em uma dona de casa, submissa, responsável pelo (in)sucesso do casamento, enxergada como um mero corpo e fútil ( essa visão ainda é atual). Hoje o cenário está bem mudado, conquistamos a lei que nos protege contra a violência de homens covardes (Lei Maria da Penha) que embora seja uma vitória, a justiça brasileira precisa ter mais rigidez em sua aplicação para que outras Marias não continuem sendo massacradas e tenham a vida ceifada por seus parceiros. A luta deve continuar.
Conseguimos nosso espaço no ambiente profissional, podemos sonhar com o cargo e o salário que tanto suamos para ter um dia, e como prova disso, temos na presidência do nosso país, pela primeira vez, o comando de uma mulher. O mundo é nosso, embora haja ainda implicações, temos mais força, mais respeito pela sociedade. Podemos ser "pãe", sem o terrível olhar da sociedade. Temos programas televisivos liderados por mulheres que não falam somente de culinária e fofoca, mas trabalham com a formação de opinião sobre temas gerais; programas de futebol sendo apresentados pela figura feminina, como também a nossa atuação com êxito nos esportes tidos como "para meninos".
Somos multifacetadas, estamos mostrando a reviravolta do "sexo frágil" para "sexo ágil", com nossas rotinas de trabalho, cuidados com o lar, com a família e estudos. Passamos de meras "donas do lar" para provedoras da economia familiar juntamente com nossos maridos, que por sua vez, deixaram de ser "meros provedores" e hoje atuam diretamente no cuidado da casa e na criação dos filhos.
A igualdade entre os indivíduos é de suma importância para o crescimento e construção do mundo e ver que gerou frutos a luta de grandes mulheres para termos direito de trabalhar, votar, casar e descasar, trabalhar e principalmente, sermos respeitadas e aceitas como seres capazes e inteligentes, é que enche meus olhos de lágrimas e arrepia cada folículo do meu braço nesse dia 8. Nesse nesta data não quero apenas flores, quero respeito, carinho e reconhecimento durante o resto da minha vida.
A busca continua, hoje somos símbolos de força e de poder, nada mais justo que fazermos valer a pena cada luta travada e vencida.
#ForçaMulherada #Menosrecalque #MaisUnião #TamosJuntas #FelizDia #Refletir

Comentários
Postar um comentário